Make your own free website on Tripod.com
Digestivo

A CURA NATURAL PLANTAS, ERVAS, RAÍZES E ALIMENTOS

Home   Plantas Medicinais   Propriedades das Plantas Medicinais   Dicas   Doenças  Órgãos   Contato   Relatos   Envie seu relato   Produtos Naturais   Especialistas   Plantas Ornamentais   Fitoterapia   Glossário    Viva com Saúde   Bibliografia


APARELHO DIGESTIVO
O trato digestivo se estende da boca ao ânus e 'é onde o alimento é processado para que os alimentos contendo minerais, vitaminas, açucares, gorduras e proteínas que ele contém sejam absorvidos pelo corpo.

CAVIDADE BUCAL

A digestão começa na boca, onde o alimento é mastigado e as enzimas da saliva quebram certos carboidratos. A língua e os músculos da faringe então impelem a mistura de comida e saliva (chamada bolo alimentar) para o esôfago e daí para o estômago. Lingua: Além de sentir o sabor e empurrar o bolo alimentar para a faringe, a lingua movimenta o bolo alimentar dentro da boca.

O ESTÔMAGO

O estômago é feito de proteínas, a mesma estrutura dos alimentos que comemos. Ele armazena, mistura e começa a digestão das gorduras. O alimento pode passar várias horas no estômago, onde é misturado com ácido e mais enzimas e, parcialmente digerido por eles até atingir uma massa de consistência semilíquida (chamada quimo). Depois de passar para o duodeno, o quimo sofre nova quebra pelos sucos digestivos do fígado e do pâncreas. O estômago é protegido por uma grossa camada de muco, e por isso, ele é protegido dos fortes sucos gástricos que ajudam a quebrar e digerir proteínas. As enzimas e ácidos atacam o alimento. O estômago mantém o alimento por aproximadamente três a seis horas, triturando-o e digerindo-o. O resultado é um fluído grosso, chamado quimo, que viaja lentamente para o duodeno, a primieira parte do intestino delgado.

O FÍGADO
O fígado, o maior órgão do corpo é a estação central de serviço do organismo. Ele é uma fábrica química geral. Realiza mais de 500 tarefas separadas, muitas das quais são crucuiais à vida. O fígado filtra o sangue, armazena açucar, vitaminas e carboidratos, e produz bile. O fígado também serve como o centro de controle de veneno do corpo. O sangue rico em nutrientes do sistema digestivo é filtrado através deste órgão.

Os lóbulos hepáticos>> A superfície do fígado se parece com uma borracha lisa e avermelhada, mas em uma examinação mais profunda, ele mostra uma coleção marcante de 50.000 a 100.00 unidades bem finas de tecido chamda lóbulos.


O PÂNCREAS
O pâncreas, uma dobra na curvatura do duodeno,é a primeira parte do intestino delgado. Ele se comporta como dois órgãos: libera enzimas digestivas ao duodeno, e secreta hormônios importantes no sangue. Como o pâncreas exibe um papel dual, o resultado de dois tipos bem diferentes de células, ele é referido algumas vezes como pâncreas digestivo e pâncreas hormonal.

O DUODENO

O duodeno é a primeira parte do intestino delgado, onde o alimento parcilamente digerido, (quimo), que vem do estômago, passa por novos processos de digestão química.

O INTESTINO DELGADO
O intestino delgado realiza grande parte da carga da digestão. Ele absorve nutrientes do alimento que foi quebrado pelas enzimas e sucos gástricos e pâncreas. "Delgado" somente em diâmetro, este órgão vital mede cerca de 23 feet quando esticado de ponta a ponta. O poder do intestino delgado vem, não de sua grande extensão, mas de sua superfície interna gigante. O interior é comprimido em centenas de dobras e alinhado com milhares de protusões chamadas vilos.

O INTESTINO GROSSO
O intestino grosso é a última seção do trato digestivo. Ele tem duas tarefas: remover a água do material não digerido, criando, desta forma, fezes semilíquidas; e armazenado as fezes até que elas sejam explidas através do ânus. A ingestão de fibras na dieta pode aumentar a eficiência do intestino grosso na eliminação dos resíduos.

Ondas musculares no intestino grosso>>Contrações dos músculos involuntários, conhecidas como peristalse, movem-se ao longo do intestino como uma onda. Além de comprimir o material fecal em intervalos regulares, as contrações lentamente movem aquele material ao longo do intestino grosso até que finalmente alcança o reto.


PROBLEMAS RELACIONADOS AO TRATO DIGESTIVO
A gastrenterite, infecção do aparelho digestivo, é o distúrbio mais comum na infância e entre seus sintomas estão vômitos, diarréia e dor abdominal. O trato digestivo reage fortemente a alimentos contaminados ou outros irritantes, causando a perda de água do organismo por meio da diarréia. Se esse líquido não for reposto, a criança pode ficar gravemente desidratada.

Seja nosso sócio

Clique aqui e ganhe com seu site.

Tom 3x4

 Voltar a Órgãos						Próxima  

Home   Plantas Medicinais   Propriedades das Plantas Medicinais   Dicas   Doenças  Órgãos   Contato   Relatos   Envie seu relato   Produtos Naturais   Especialistas   Plantas Ornamentais   Fitoterapia   Glossário    Viva com Saúde   Bibliografia