Endócrino

A CURA NATURAL PLANTAS, ERVAS, RAÍZES E ALIMENTOS

Home   Plantas Medicinais   Propriedades das Plantas Medicinais   Dicas   Doenças  Órgãos   Contato   Relatos   Envie seu relato   Produtos Naturais   Especialistas   Plantas Ornamentais   Fitoterapia   Glossário    Viva com Saúde   Bibliografia

O SISTEMA ENDÓCRINO
As glândulas endócrinas, também chamadas de glândulas de secreção interna produzem hormônios, que são distribuidos por 
todo o organismo através da corrente sanguínea. Os hormônios têm a responsabilidade de controlar a ordem e a harmonia 
do organismo. Eles regulam a química corporal, o preparo do corpo para a atividade física e sua reação à fome, estresse,
infecção e enfermidades.  As principais glândulas endócrinas que produzem (segregam é o termo mais correto) hormônios são:
a hipófise, a tireóide, as paratireóides, o pâncreas, as supra-renais e as genitais (ou gônadas).  

Hipófise
A hipófise, ou glândula pituitária, trabalha tanto e é tão importante que seus hormônios controlam, por sua vez, todas as demais glândulas Quando aumenta a quantidade de hormônios na tireóide, a hipófise diminui o rítmo de sua produção. E vice-versa. Ela ainda produz hormônios que regulam o crescimento do corpo na infância, acelera a produção de células ósseas e ajuda a regular a atividade dos rins.

Tireóide
É uma espécie de termostato do organismo. Se passa a funcionar devagar, ficamos letárgicos. Se dispara, ficamos agitados, nervosos, excitados. Quando atrofia, afeta as faculdades mentais do indivíduo. Localiza-se na parte frontal da garganta. Logo abaixo do pomo-de-adão, e é responsável pela produção de hormônios que controlam a conversão do alimento em energia e regulam a temperatura corporal.

Paratireóides
São em número de quatro. As paratireóides produzem um hormônio que regula o nível de cálcio e fósforo no organismo, essenciais para se ter ossos saudáveis e nervos e músculos eficientes. Se trabalham fora do rítmo, tiram cálcio dos ossos, que se tornam fracos e quebradiços.

Glândulas Supra-renais
Localizam-se sobre os rins e secretam dois hormônios vitais: a adrenalina, que regula o funcionamento do coração, dos brônquios e vasos sanguíneos, e a cortisona, que regula a transformação da glicose e combate as infecções. A cortisona é muito usada contra reumatismo, artrite e outras doenças desse tipo. As genitálias produzem os hormônios que, por sua vez, permitem a atividade reprodutiva.

Pâncreas
Está localizado na parte posterior do abdome, atrás do estômago. É uma glândula mista. Produz a insulina, hormônio que transforma a glicose do sangue em glicogênio, mantendo-o em reserva no fígado - a fim de ser queimado quando os músculos precisarem de energia. Sem insulina, a glicose fica no sangue. Em consequência, surge a perturbação de metabolismo chamada diabetes. Ademais, o pâncreas produz o suco pancreático, indispensável para a digestão.

Testículos (meninos) - Ovários (meninas)
Na adolescência, os ovários das meninas e os testículos dos meninos produzem os hormônios que determinam o início da puberdade. Nas mulheres os ovários também são responsáveis pela produção de óvulos e nos homens os testículos produzem espermatozóides. Os hormônios secretados por essas glândulas determinam o desenvolvimento das características sexuais masculinas e femininas.

Principais sintomas 
Podem ocorrer distúrbios quando o nível de um hormônio se altera. Os sintomas do diabetes melitus, o desequilíbrio de insulina no corpo, incluem sede e micção exageradas. O atraso da puberdade pode ser resultado de um distúrbio hormanal. Consulte um médico.

Seja nosso sócio

Clique aqui e ganhe com seu site.

Tom 3x4

 Voltar a Órgãos						Próxima  

Home   Plantas Medicinais   Propriedades das Plantas Medicinais   Dicas   Doenças  Órgãos   Contato   Relatos   Envie seu relato   Produtos Naturais   Especialistas   Plantas Ornamentais   Fitoterapia   Glossário    Viva com Saúde   Bibliografia