Make your own free website on Tripod.com
 
Fitoterapia

A CURA NATURAL PLANTAS, ERVAS, RAÍZES E ALIMENTOS

HOME

PLANTAS

PROPRIEDADES

DICAS

DOENÇAS

ÓRGÃOS

CONTATO

RELATOS

Envieseurelato

PRODUTOS 

ESPECIALISTAS

ORNAMENTAIS

FITOTERAPIA

GLOSSÁRIO

VivacomSaúde

BIBLIOGRAFIA

ccc

O que são e como
podem te ajudar ?

Carnitina
Fat Burners
Quitosana
Gel Anti-Estrias
Creatina
Multi-vitamínicos
Albumina
BCAA
Whey Protein
Anti-Catabólico
Hipercalóricos
Energéticos

 

Home   Plantas Medicinais   Propriedades das Plantas Medicinais   Dicas   Doenças  Órgãos   Contato   Relatos   Envie seu relato   Produtos Naturais   Especialistas   Plantas Ornamentais   Fitoterapia   Glossário    Viva com Saúde   Bibliografia

Fitoterapia

Fitoterapia - o uso terapêutico das plantas e ervas

As plantas medicinais têm sido pesquisados há anos por causa de suas propriedades terapêuticas. As substâncias químicas encontradas em plantas e ervas podem estar presentes nas raízes, caules, folhas, flores ou frutos. Para o nutroterapeuta Helder Carvalho, estudioso das plantas medicinais, algumas ervas e plantas agem revigorando o organismo como um todo ou retardando o envelhecimento da pele. "Mas é preciso usá-las na dose adequada e prepará-las com atenção. Afinal, estas plantas são remédios," explica o professor do Instituto Aurora de Terapia.

Prisão de ventre, má digestão, ansiedade, alergias, dor de barriga e o tabagismo são distúrbios que podem ser tratados com o uso de fitoterápicos. Para quem tem prisão de ventre, por exemplo, é importante a introdução de fibras vegetais na dieta (aveia, milho), raízes, frutas e farelos de cereais. Helder Carvalho dá a dica: "Em caso de constipação aguda o tratamento poder ser feito à base de chá de folhas de sene."

Outra receita de saúde natural de Helder é para a prevenção da osteoporose, doença comum nas mulheres na pós-menopausa. "A casca de melancia é rica em sais minerais e pode ser aproveitada refogada com óleo, salsa e sal." O chá de sabugueiro é ótimo para baixar febres, já que contém o ácido acetil, um composto antitérmico industrializado.

As plantas medicinais podem ser usadas na forma de chás, xaropes, cápsulas, pó, banhos, sucos, inalantes, compressas, emplastros (colocação das ervas diretamente sobre a pele) e ungüentos (preparações gordurosas que não contêm água). Mas o estudioso Helder Carvalho faz um alerta: "As plantas medicinais servem tanto para aliviar os sintomas quanto para tratar as doenças. Mas é preciso a consulta com um especialista para o diagnóstico e as orientações necessárias."

A médica estudiosa de plantas medicinais, Patrícia Vieira Machado, destaca que a espinheira santa atua como estimulante das funções estomacais, hepáticas e intestinais. "Entre as principais vantagens do uso desta planta estão a diminuição da quantidade de ácido no estômago, o aumento na velocidade de regeneração da mucosa, reduzindo, por exemplo, o tempo em que a úlcera fica aberta e o incremento. Sua única contra-indicação é para gestantes e mulheres que estejam amamentando, já que diminui a produção de leite", diz a médica.

Já o extrato de Pycnogenol, obtido da casca do pinheiro marítimo, atua no aumento da elasticidade e a tonicidade da pele, segundo estudos. "Como o extrato melhora a microcirculação sangüínea, conseqüentemente acaba favorecendo a entrada de nutrientes nas células cutâneas", avalia o clínico-geral Efrain Olszewer, presidente de honra da Associação Médica Brasileira de Oxidologia e diretor do Centro de Medicina Preventiva, em São Paulo.

A babosa (aloe vera) é usada externamente para tratar desde queda capilar até cortes, queimaduras, psoríase e quase todas as agressões que nossa pele sofra, tanto de causa externa como de causa interna. "Isto porque ela tem ação queratolítica, citofilática, cicatrizante e antiinflamatória, antiálgica e de assepsia em feridas e cortes segundo o Dr. J. E. Breu em pesquisa publicada no Minesota Journal of Medicine em 1937", declara o nutroterapeuta.

Como todo medicamento, as plantas medicinais devem ser indicadas por um especialista e na hora de fazer a fórmula nada melhor do que seguir a orientação dele. No caso de plantas e ervas para chás, procure em casas de produtos naturais e farmácias de manipulação.


Fonte: Entrevista com o prof. Helder Carvalho publicada no site Mais de 50 em dezembro de 2000. 

Em breve mais informações


Seja nosso sócio

Clique aqui e ganhe com seu site.

Tom 3x4


Conte-nos sobre o seu problema através de e-mail que estaremos à sua disposição para auxiliá-lo. 


Endereço de correio eletrônico
Informações gerais: acuranatural@yahoo.com.br

Home   Plantas Medicinais   Propriedades das Plantas Medicinais   Dicas   Doenças  Órgãos   Contato   Relatos   Envie seu relato   Produtos Naturais   Especialistas   Plantas Ornamentais   Fitoterapia   Glossário    Viva com Saúde   Bibliografia

                                                                                                                                       Próxima Figura